quarta-feira, 26 de maio de 2010

Relação da moto


Como essa semana recebi alguns emails de dúvidas sobre peças específicas, vou dar preferência e começar pela RELAÇÃO da moto.

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Afinal, o que é a relação da moto?


O Kit relação transmissão da moto consiste em três peças: A Coroa, corrente e pinhão. Escolher a relação ideal pra sua moto, depende do seu percurso, moto e gosto pessoal. A Corrente de transmissão é um método simples de transmitir o movimento da caixa de câmbio até a roda traseira.


O que é relação “Curta”:


A moto com relação “curta” são as que tem o pinhão menor e a coroa maior. Em conseqüência disso a moto obtêm uma subida de giro mais rápida, ganhando força na arrancada e subida, dando a sensação de um motor mais arisco. No entanto ocasiona uma perca de velocidade final.


O que é uma relação “Longa”:


A moto com relação “longa” são as que tem o pinhão maior e a coroa menor. Em conseqüência disso a moto obtêm uma subida de giro mais lenta, e com marcha mais longas a moto ganha mais velocidade final.


Manutenção:


O pinhão por ser a engrenagem menor, é a que apresenta um desgaste mais rápido. A relação deve ser trocada por inteiro, a troca de somente um ou dois componentes do jogo é antieconômica por que as peças novas são rapidamente desgastadas pela peça velha. Por isso troque sempre a corrente, coroa e pinhão ao mesmo tempo. O estado de conservação das chapas de travamento, das porcas auto-travante e anéis trava são importantes, pois são itens que sofrem muita vibração e existe grande chance de se soltarem caso não estejam em bom estado e provocar o travamento da roda. Deve-se conferir também o estado dos guias da corrente. As porcas da coroa devem ser apertadas em seqüência cruzada com o torque adequado. Não existe um tempo certo para que o a relação da moto seja substituída, pra saber quando trocar, deve ser avaliado o desgaste das pontas da coroa e do pinhão. Para dobrar o tempo de vida da sua relação, é importante que lubrifique a corrente a cada 400 km. Eu tenho costume de tirar a corrente e colocar no querosene para tirar o oleo sujo, depois lavar, colocar ela de volta na moto e lubrificar novamente com graxa ou óleo. A gracha recomendada é a branca (nautica).

Preço Médio:

O preço de uma relação original de fábrica é aproximadamente 1.200,00 reais, porem existem kits alternativos que substituem perfeitamente o original, que cutam em média de 400,00 a 640,00 reais. (Quer saber mais? Clique Aqui! )

È isso ai galera, espero que tenham gostado e aprendido um pouco!

Um beijo para todos

3 comentários:

  1. Apenas uma correção desse post, o pinhão é o MENOR.

    *PS: Te achei no forum 750F online ;)

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  2. Eu gostaria de saber quantos dentes é o pinhão e também a coroa sendo original de fábrica ??

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